Educação para o Futuro
A TRANSFORMAÇÃO DO ENSINO EM SANTA CATARINA
A TRANSFORMAÇÃO DO ENSINO EM SANTA CATARINA
Investir em educação é garantir o desenvolvimento pleno e sustentável de um Estado. Alcançar a excelência neste setor não é tarefa fácil, porém não impossível. Requer planejamento e ações integradas, desde a formação de professores até a melhoria da infraestrutura, passando pelas ações pedagógicas e eficácia na gestão escolar.
É como em um boletim escolar, a nota boa nos indicadores educacionais não vem sem esforço. Exige grandes investimentos a cada ano nas diferentes áreas de atuação da Secretaria de Estado da Educação: Gestão Escolar, Pedagógico e Infraestrutura.
É isso que Santa Catarina tem feito, pois sabemos que investir em educação é investir em um futuro melhor. O Estado está vivendo uma revolução na educação, com o maior investimento da história, e os resultados estão aparecendo. Santa Catarina se destaca no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e com esforço e foco ainda irá avançar muito mais na qualidade da educação das crianças e dos jovens catarinenses.
Educação SC em Números
Escolas da Rede Estadual.
ENSINO | ALUNOS |
---|---|
Ensino Fundamental – Anos Iniciais | 114.230 |
Ensino Fundamental – Anos Finais | 182.046 |
Ensino Médio | 172.168 |
Magistério | 5.732 |
Centro de Educação Profissional (CEDUP) | 9.383 |
Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) | 35.357 |
TOTAL | 518.916 |
PROFESSORES | |
---|---|
Efetivos | 18.771 |
ACT’s | 21.904 |
TOTAL | 40.675 |
Fonte: SED-SC/SISGESC-Junho/2017
Rota a seguir
A publicação do primeiro Plano Estadual de Educação (PEE/SC) aprovado democraticamente foi um dos marcos na história de Santa Catarina. O PEE/SC foi instituído na Lei Nº 16.794, de 14 de dezembro de 2015, e estabelece metas e estratégias para garantir a melhoria do ensino.
O PEE/SC foi construído baseado na participação da comunidade nas escolas, em conferências municipais, regionais e estadual, e teve contribuição efetiva do Conselho Estadual de Educação (CEE) e do Fórum Estadual de Educação (FEE/SC). O documento segue o Plano Nacional de Educação (PNE) e apresenta 12 diretrizes, 19 metas e 312 estratégias.
Diretrizes do PEE/SC
I – erradicação do analfabetismo;
II – universalização do atendimento escolar;
III – superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação;
IV – melhoria da qualidade do ensino;
V – formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade;
VI – promoção do princípio da gestão democrática da educação pública;
VII – promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do Estado;
VIII – estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do Produto Interno Bruto (PIB), que assegure atendimento às necessidades de expansão, com padrão de qualidade e equidade;
IX – valorização dos profissionais da educação;
X – promoção dos princípios de respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental;
XI – priorizar a instituição do ensino integral na rede educacional pública catarinense; e
XII – priorizar os investimentos educacionais nos municípios e regiões com níveis baixos de IDH e IDH-E.
Adequação aos Novos Tempos
Um bom currículo é fundamental para garantir a qualidade de um sistema educacional. Ao lado de professores bem formados e de gestores qualificados, um currículo atualizado e bem definido é um dos fatores comuns a todos os sistemas que apresentam os melhores desempenhos em avaliações nacionais e internacionais de qualidade.
Entre os anos de 2013 e 2014, profissionais da Secretaria de Estado da Educação lideraram a atualização da proposta curricular, de forma ampla e democrática, adequando-a aos novos tempos. O trabalho foi desenvolvido com êxito e grande participação.
Para garantir o melhor resultado foram estabelecidas algumas diretrizes gerais que nortearam a mudança e atualmente estão presentes no dia a dia escolar.
- Considerar a diversidade política, cultural e social, resultante de um dos períodos democráticos mais duradouros da história do Brasil.
- Constituir um documento com um olhar para o futuro, a partir do presente, sem desconsiderar a trajetória pregressa da educação no Estado.
- Dar acesso à população e não apenas aos profissionais da educação, abrindo as fronteiras para que pais e estudantes possam se inteirar de seu conteúdo.
Mais uma vez Santa Catarina saiu na frente e agora a Proposta Curricular do Estado, em diálogo com a Base Nacional Curricular Comum, perspectiva o avanço da educação catarinense.
Gestão Escolar
Participação de todos
Desde 2014, as escolas da rede pública estadual vivem um novo momento com uma nova forma de seleção dos diretores das escolas. A partir da elaboração do Plano de Gestão Escolar, estudantes, pais, professores, enfim, toda comunidade escolar vai às urnas para escolher o Plano a ser aplicado na sua escola e, consequentemente, o seu gestor.
O modelo mudou os paradigmas de gestão nas escolas, valorizando a participação da comunidade escolar nos processos de planejamento, decisão, acompanhamento e avaliação do Plano, alinhado ao Projeto Político-Pedagógico da escola, além de incentivar a participação democrática e a transparência de ações pedagógicas e administrativas.
O Plano de Gestão Escolar valoriza e incentiva ainda mais a participação da comunidade nas ações desenvolvidas nas escolas
Avaliação Constante
Em 2017, foi implantada a Sistemática de Avaliação da Gestão Escolar de Santa Catarina (SAGE-SC), que utiliza indicadores internos e externos para acompanhar e avaliar os avanços e as dificuldades do cotidiano dos gestores. Os dados levantados são avaliados pelos Conselhos Deliberativos Escolares (CDEs), Gerências Regionais de Educação e Coordenadoria Regional da Grande Florianópolis.
Assim, é possível ter um diagnóstico preciso sobre a atuação do gestor das escolas da rede, avaliando quais as fragilidades e qualidades das unidades escolares, permitindo assim o aprimoramento das ações a serem desenvolvidas. O próximo passo é criar uma forma de divulgar esses dados, para que os desafios e as soluções sejam compartilhadas e sirvam de exemplo e inspiração para outros gestores.
Gestão Transparente
O Cartão de Pagamento do Estado de Santa Catarina (CPESC) é uma forma moderna de atender às demandas financeiras diárias comuns a todas as escolas da rede estadual de forma ágil e eficiente, dando transparência às ações dos gestores a respeito dos gastos escolares e garantindo a eficiência da gestão pública.
O cartão pode ser utilizado para adquirir materiais de consumo considerados importantes, de natureza extraordinária ou urgente, e que estão listados na Classificação da Despesa Pública para o Estado de Santa Catarina.
Assim, é possível adquirir alimentos perecíveis que compõem o cardápio da alimentação escolar, conforme as diretrizes do Programa de Descentralização e Enriquecimento da Nutrição Escolar (PRODENE).
O que se pode comprar com o CPESC?
- Materiais pedagógicos e brinquedos educativos
- Canetas, cartolinas, giz, lápis, papéis, tintas, tôneres
- Cartuchos de tinta, fitas para impressora, mouses
- Barbantes, papéis de embrulho, papelões
- Desinfetantes, detergentes, papéis higiênicos, sabões, sacos para lixo, toalhas de papel, vassouras
- Materiais de limpeza e produtos de higienização
- Aparelhos sanitários, basculantes, canos, cimentos, fechaduras, janelas, ladrilhos, lavatórios, madeiras, parafusos, portas, pregos, telhas, tijolos, tintas, vidros
- Cadeados, extintores de incêndio
- Materiais para áudio, vídeo, foto e ferramentas
- Antenas
Somente em 2017, foram repassados
R$ 8 milhões para
1.064 escolas
que possuem o cartão
O CPESC foi adotado também nas unidades escolares da rede estadual que possuem autogestão da alimentação escolar com investimento orçado em
R$ 1 milhão.
Sem Desperdícios
Para tornar o processo de contagem da alimentação escolar mais ágil, econômico e transparente, a Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), desenvolveu um aplicativo de contagem automática das refeições servidas aos alunos.
O novo método para contabilizar a alimentação servida nas escolas está sendo utilizado por 270 escolas da rede estadual, beneficiando cerca de 180 mil estudantes.
A contagem é feita por meio das câmeras digitais de tablets via QR Code ou por código de barras. Os dados são transferidos para o sistema de registros da alimentação escolar, indicando a quantidade de refeições de cada estudante em cada escola.
O objetivo é evitar desperdícios e calcular precisamente os valores investidos em alimentação. A estimativa é economizar até 10% do montante destinado à alimentação escolar, que em 2016 foi R$ 130 milhões.
Todos conectados
Para facilitar a comunicação entre escola, professores, pais e estudantes, foram criados os sistemas Professor On-Line e Estudante On-Line. Neles é possível consultar a base de dados com informações do cotidiano escolar.
Durante o período letivo, o professor insere os dados no Professor On-Line, que são disponibilizados aos alunos. Os pais e estudantes têm acesso às notas, aos conteúdos, às atividades e às provas agendadas, além de poderem acompanhar o cronograma da classe por meio do Estudante On-Line, o que aproxima ainda mais os pais, alunos e mestres e melhora o trabalho nas escolas.
Cerca de 98,83% dos professores utilizam o sistema, que segue em constante melhoria e adaptação, como a acessibilidade para os deficientes visuais.
Informação na palma da mão
Também foram lançados dois sistemas que permitem obter informações de forma ainda mais rápida: o Professor SC e o Estudante SC, com mais de cinco mil downloads realizados.
O aplicativo destinado aos professores foi criado para fornecer suporte ao registro de presença e falta dos alunos em modo off-line. No momento em que o professor se conecta a alguma rede, os dados são atualizados automaticamente.
Já o aplicativo Estudante SC oferece as mesmas funcionalidades disponíveis no Sistema Estudante On-line, ou seja, consultar notas e faltas, ver conteúdos e se conectar ao ambiente escolar em qualquer lugar.
Pedagógico
Apoio para aprender
O Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem (PENOA) é mais uma possibilidade ofertada pela Secretaria de Estado da Educação para o estudante da educação básica que encontra dificuldades de aprendizagem nos processos de leitura, produção textual, oral, escrita e de cálculo.
Desenvolvido desde 2014, o programa prevê reforço escolar no contraturno e foi o grande responsável pela expressiva melhora nos resultados do Ensino Fundamental Anos Finais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2015. A rede pública estadual se destaca aumentando seu desempenho de 4,1 para 4,7.
Em 2017, as escolas passaram a ofertar o Ensino Médio Inovador integrado ao PENOA e/ou Programa Novo Mais Educação integrado ao PENOA. Mais de 8.500 estudantes em 225 escolas participam do programa.
Formação para o mundo real
Ensino Médio
Santa Catarina conta com mais de 180 mil alunos, em 724 escolas da rede pública estadual, cursando o Ensino Médio, que, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), é a etapa integradora e finalizadora da educação básica.
Além do ensino médio regular, a rede pública estadual oferece: Ensino Médio Integrado a Educação Profissionalizante (EMIEP), Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) e ensino médio profissionalizante.
Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI)
Este modelo de ensino valoriza o aprendizado de conteúdos tradicionais, mas também desenvolve competências essenciais para a vida profissional e pessoal de professores e estudantes. De forma integrada à aprendizagem dos conteúdos de português, matemática, história, entre outros, também consegue incentivar os jovens a desenvolverem competências altamente valorizadas no mundo atual, como resolução de problemas, responsabilidade, comunicação, criatividade e abertura para o novo.
As aulas e os projetos partem de questões e desafios do mundo real, estimulam a criação, a participação ativa e a colaboração, propiciando ao estudante vivenciar, descobrir e colocar em prática diversas competências.
Em 2017, 15 escolas oferecem esta modalidade e a expectativa é ampliar a oferta em 2018. Mais do que aumentar o tempo que o aluno fica na escola, essa proposta amplia as conquistas da educação.
Desenvolvimento e integração no ensino
Desde 2010, a SED oferta o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI). Em 2017, cerca de 13 mil alunos em 147 escolas estaduais participam do programa.
O ProEMI possibilita o desenvolvimento de atividades integradoras, envolvendo as áreas do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, e contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de oito Campos de Integração Curricular (CIC):
- Acompanhamento pedagógico (Língua portuguesa e Matemática)
- Iniciação científica e pesquisa
- Mundo do trabalho
- Línguas adicionais/estrangeiras
- Cultura corporal
- Produção e fruição das artes
- Comunicação, uso de mídias e cultura digital
- Protagonismo juvenil
Preparação para o mundo do trabalho
Santa Catarina possui três modelos de educação profissionalizante: o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP), os Centros de Educação Profissionalizante (CEDUP) e Pronatec/MedioTec. Todos trabalham a concepção de formação humana, tendo como base a atividade profissional como princípio educativo, integrando todas as dimensões da vida e garantindo uma formação multilateral. A organização curricular assegura a formação geral e a inserção ao mundo profissional.
Nos CEDUPs são ofertados 25 cursos e nas escolas da rede pública estadual 35, entre eles: informática, administração, mecânica, vendas, alimentos, edificações, comércio, agropecuária, recursos humanos, saneamento, biotecnologia, eletrônica, eletrotécnica, hospedagem, agronegócio, segurança do trabalho, contabilidade, viticultura e enologia, química, agroecologia, meio ambiente e enfermagem.
Já o MedioTec é ofertado em nove escolas da rede estadual, conta com 415 alunos e oferece diferentes cursos técnicos, como: Hospedagem, Eletroeletrônica, Artes Circenses, Dança, Logística, Manutenção e Suporte em Informática e Administração.
Profissionais qualificados
Para garantir mais qualidade e eficiência no ensino ofertado nas salas de aula da rede pública estadual, a Secretaria de Estado da Educação realiza uma série de formações voltadas aos professores e profissionais das escolas e das Gerências Regionais de Educação.
Seguindo a Proposta Curricular de Santa Catarina, os cursos de formação são realizados ao longo do ano letivo de forma presencial, divididos em grupos para integração dos educadores, e à distância, por meio de fóruns de discussão em plataformas virtuais, o que permite o compartilhamento de conhecimento.
Somente este ano, estão sendo realizadas formações aos profissionais da educação que atuam: no Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), Ensino Médio Integrado a Educação Profissional (EMIEP), Programa Estadual de Novas Oportunidades de Aprendizagem (PENOA) e, ainda, na Gestão Escolar, no Censo Escolar e na Alimentação Escolar.
Os profissionais que atuam diretamente nas escolas, entre eles diretores, professores, assistentes pedagógicos e assessores, também se reúnem para o Curso de Formação Descentralizada, que foca no processo de ensino-aprendizagem, aborda temas importantes relacionados ao Projeto Político-Pedagógico, discute a Educação Especial, a inclusão, e outros assuntos do dia a dia das unidades escolares.
Incentivo para formação superior
O Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU) é oferecido pela Secretaria de Estado da Educação e agrega todos os programas de atendimento aos estudantes da Educação Superior, fundamentados pelos Artigos 170 e 171 da Constituição Estadual. O programa se destina a favorecer a inclusão de jovens com dificuldades econômicas na universidade.
Este ano foram distribuídos cerca de R$ 100 milhões em bolsas de estudo, pesquisa e extensão, integrais e parciais, para mais de 27 mil estudantes matriculados em cursos de graduação e pós-graduação presenciais, nas Instituições de Ensino Superior cadastradas na SED e habilitadas pelo MEC ou pelo Conselho Estadual de Educação.
Saiba mais em www.uniedu.sed.sc.gov.br
BOLSAS DE ESTUDO PARA
- Graduação
- Especialização
- Mestrado
- Doutorado
Aprendizagem na prática
Voltado para estudantes do Ensino Médio, superior, profissionalizante, de educação especial e de jovens e adultos, o Programa Novos Valores permite colocar em prática os conhecimentos teóricos e observar como funciona o mundo corporativo por meio de estágio no setor público. Em 2017, são mais de 2.500 vagas de estágio para alunos em todo o Estado de Santa Catarina.
O Programa, ministrado em parceria com a Secretaria de Estado da Administração, tem a finalidade de assegurar oportunidade de aprendizado e inserção no mercado de trabalho do estudante residente em Santa Catarina. A ideia é que o aluno conheça na prática sua área de formação, exercendo um estágio nos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual.
Infraestrutura
Obras que Fortalecem a Educação Catarinense
Mais de
20
novas escolas e outras
30
reformadas e ampliadas
INVESTINDO NO PRESENTE
Os investimentos do Pacto pela Educação possibilitaram a construção, reforma e ampliação de uma série de escolas por todo o Estado, sendo este o maior investimento da história de Santa Catarina. Ao longo de 2017 serão inauguradas mais de 50 unidades escolares novas ou que passaram por importantes melhorias. O objetivo é aumentar o número de vagas e melhorar ainda mais a qualidade da educação catarinense. O investimento ultrapassa R$ 350 milhões.
Algumas obras já foram entregues à comunidade escolar, entre elas:
ESCOLAS ENTREGUES EM 2017
- Itajaí – EEB Elfrida Cristino da Silva
- Garopaba – EEB Pref. Luiz Carlos Luiz
- Joinville – EEM Governador Luiz Henrique da Silveira
- Abdon Batista – CEDUP Ernesto Antonio Debastiani
- Itajaí – EEB Paulo Bauer
- José Boiteux – EEB José Clemente Pereira
- Lontras – EEB Regente Feijó
- Bombinhas – EEB Maria Rita Flor
- Dionísio Cerqueira – EEB Irineu Bornhausen
- Palmitos – EEB Felisberto de Carvalho
- Quilombo – EEB Jurema Savi Milanez
- Jaguaruna – EEB Campos Verdes
- Imbuia – EEB Frei Manoel Philippi
- Capivari de Baixo – EEB Osvaldo Pinto da Veiga
- São Martinho – EEB Fridolino Hulse
- Bom Retiro – EEM Valmir Omarques Nunes
- Joinville – EEM Bailarina Liselott Trinks
- São Bento do Sul – CEDUP Padre Afonso Robl
- Rio das Antas – EEM Santos Anjos
- Balneário Camboriú – EEB Higino Pio
- Morro Grande – EEB Ana Machado Dal Toé
- Irani – EEB Dom Felício da Cunha
- Barra Velha – EEM Senador Luiz Henrique da Silveira
- Chapecó – EEB Zita Flack
- Navegantes – EEB Daniela Pereira
- Jaraguá do Sul – EEM Prof. Darci Franke Welk
- Itajaí – EEM Monsenhor Vendelino Hobold
- Itajaí – EEM Raul Bayer Laus
- Araquari – EEM Senador Luiz Henrique da Silveira
- São João do Oeste – EEB Madre Benvenuta
- Palhoça – EEB Prof. Maria do Carmo de Souza
- Palhoça – EEB Senador Renato Ramos da Silva
- Tijucas – EEB Cruz e Sousa
- Pescaria Brava – EEB Palmira Moraes de Miranda
- Palhoça – EEB Ivo Silveira
- Lages – EEB Visconde de Cairu
- Chapecó – EEB Prof. Nelson Horostecki
- Navegantes – EEB Adelaide Konder
- Campos Novos – EEB Gasparino Zorzi
- Videira – EEB Madre Terezinha Leoni
- Lages – EEB Prof. Flordoardo Cabral
- São José do Cerrito – EEB Prof. Mauro Gonçalves Faria
- Lages – EEB Industrial de Lages
- Joinville – EEM Celso Ramos
- Chapecó – EEB Prof. Valesca Carmen Resk Parizotto
- Laguna – EEB Saul Ulyssea
- Palhoça – Complexo Desportivo Ivo Silveira
- Mafra – CEDUP Mafra
- Timbó – CEDUP Timbó
- Guaramirim – CEDUP Perfeito Manoel de Aguiar
- Rio Fortuna – CEDUP Rio Fortuna
Reformas e ampliações
EEB José Clemente Pereira – José Boiteux
Com investimentos de R$ 2,7 milhões, houve melhoria nas salas de aula, informática, biblioteca e ginásio de esportes, além da criação de dois laboratórios.
EEB Regente Feijó – Lontras
O ginásio e as salas de aula foram ampliadas, os acessos reformados e outras melhorias com o aporte de R$ 3,6 milhões.
EEB Maria Rita Flor – Itajaí
Cerca de R$ 4,6 milhões foram utilizados na reforma e ampliação do ginásio, refeitório, cozinha, sala de professores, laboratórios e auditório.
EEB Felisberto de Carvalho – Palmitos
Reinaugurada em maio deste ano, a unidade recebeu R$ 5,7 milhões e agora conta com 20 salas de aula, laboratórios, palco, ginásio e quadra esportiva.
EEB Paulo Bauer – Itajaí
A escola recebeu investimentos de cerca de R$ 6,7 milhões. Além da reforma da antiga estrutura, o novo prédio possui sete salas de aula, auditório e laboratórios.
EEB Fridolino Hülse – São Martinho
Os investimentos de R$ 3,7 milhões possibilitaram a construção de um centro cultural e esportivo, biblioteca, quatro salas de aula, laboratórios de matemática, química, artes e informática, refeitório, além da reforma de outras cinco salas de aula, diretoria e administração.
EEB General Osvaldo Pinto da Veiga – Capivari de Baixo
A escola foi entregue em fevereiro, totalmente reconstruída. O aporte de mais de R$ 4 milhões vai beneficiar 400 estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
EEB Campos Verdes – Jaguaruna
A unidade foi reformada e ampliada e conta com nove salas de aula, biblioteca, salas de apoio, laboratoriais e de informática. O investimento foi de R$ 4,1 milhões.
EEB Governador Irineu Bornhausen – Dionísio Cerqueira
A unidade possui 15 salas de aula e recebeu um investimento de R$ 4,8 milhões na ampliação da biblioteca, do refeitório, da cozinha e da área de convivência.
Mais de uma dezena de importantes obras estão em fase de finalização, entre elas o Complexo Esportivo Ivo Silveira, em Palhoça.
Novas Escolas
EEB Pref. Luiz Carlos Luiz – Garopaba
Com um investimento de R$ 11 milhões, a escola foi inaugurada em maio e tem capacidade para atender 700 alunos.
“A escola está linda, o que nos motiva para aprender ainda mais. Temos espaço, qualidade e segurança”, Ana Julia Vieira, aluna do 2º ano.
EEB Frei Manoel Philippi – Imbuia
Atendendo 700 alunos, a nova escola foi inaugurada em fevereiro, recebendo o investimento de R$ 7,5 milhões.
“É muito bom frequentar uma escola ampla, que nos oferece mais qualidade e segurança.” Carolina Rangel, estudante do 1º ano do ensino fundamental.
EEB Elfrida Cristino da Silva – Itajaí
Com uma estrutura totalmente nova e um investimento de R$ 9,9 milhões, a escola tem capacidade para atender até 1,2 mil alunos.
“Além dos recursos estaduais, as obras receberam investimentos federais via Pacto pela Educação junto ao BNDES e Banco do Brasil”, Eduardo Deschamps, Secretário de Estado da Educação.
EEM Governador Luiz Henrique da Silveira – Joinville
Com capacidade para atender 1,4 mil alunos, a unidade, inaugurada em maio, teve investimento de R$ 9,3 milhões.
“Aqui os alunos são atendidos num ambiente de qualidade e infraestrutura de primeiro nível, o que vai se traduzir na educação pública de excelente qualidade”, José Mendonça Bezerra Filho, ministro da Educação.
Sistema de prevenção
Pensando na segurança dos alunos, professores e equipes que atuam nas escolas, a Secretaria de Estado da Educação realiza a manutenção e instalação de novos equipamentos dos sistemas vitais de segurança contra incêndio em 888 unidades escolares. Em todo o Estado, serão entregues mais de 12 mil extintores de incêndio e nove mil blocos autônomos para iluminação de emergência, além de milhares de placas de sinalização de abandono de local e demais itens de infraestrutura para colocar os sistemas em funcionamento.
A ação foi possível a partir da parceria entre a Secretaria da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com investimento de R$ 12,2 milhões.
Os kits possuem: extintores de incêndio com CO2, extintores de incêndio com pó químico seco, placas de sinalização e blocos autônomos para iluminação de emergência.
Fotos: Ana Cenatti, Ana Letícia Petry, Dafnée Canello, Edinéia Rauta, James Tavares, Janaína Mônego, Jaqueline Noceti, Julio Cavalheiro, Kate Mangostar, Osvaldo Noceti, Thiago Marthendal.
Informações: Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina – Julho 2017