Comprar produtos catarinenses é sempre a melhor escolha para sua casa e nosso Estado. Comprando produtos daqui, você promove a sustentabilidade e o crescimento de nossas empresas. Isso gera empregos, fortalece a economia e aumenta a arrecadação. E com mais recursos, o governo investe mais em saúde, segurança, educação e no desenvolvimento do Estado. Por isso, quando você compra produtos de Santa Catarina, quem mais ganha é o catarinense.
comprar produtos
de Santa Catarina?
ECONOMIA CATARINENSE
A economia do Estado se caracteriza pela sua diversificação produtiva e pela dispersão das atividades em seu território. Santa Catarina é referência em empreendedorismo e conta com uma crescente e arrojada rede de inovação e tecnologia. A variedade de clima e relevo e a influência de uma formação cultural variada contribuíram para um modelo de desenvolvimento econômico bastante difuso e diversificado.
PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB)
PIB de Santa Catarina por setor em 2015 e evolução anual do PIB catarinense – Base 2010 (R$ bilhões).
Fonte: IBGE/Contas Regionais e SPG/SC, IBGE, SPG/SC e SEF/Diretoria de Planejamento Orçamentário.
COMÉRCIO EXTERIOR
Evolução dos empregos: taxa de crescimento acumulada em 12 meses.
Base: mesmo mês do ano anterior (%).
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego/CAGED.
29.441
Santa Catarina foi o estado com maior saldo de empregos no País em 2017.
Informações mais detalhadas sobre a geografia, a história, a colonização, o povo, a cultura e os atrativos turísticos do Estado de Santa Catarina podem ser visualizadas no site do Estado (http://www.sc.gov.br).
GESTÃO ADMINISTRATIVA
Santa Catarina foi um dos poucos estados que não aumentaram impostos em meio à crise econômica. Em pesquisa realizada pela Endeavor, entidade de estímulo ao empreendedorismo, o Estado foi reconhecido como o que menos alterou o ICMS nos últimos cinco anos.
Para incrementar a arrecadação e regularizar débitos de ICMS, a Fazenda lançou em 2017 programas que ofereceram descontos sobre multas e juros para os impostos ICMS e ITCMD, o Programa Catarinense de Recuperação Fiscal (PREFIS) e o Programa Catarinense de Parcelamento de Débitos Fiscais (PPDF). De agosto a dezembro, entraram nos cofres do Estado R$ 205 milhões por meio do PREFIS-ICMS e do Programa Catarinense de Parcelamento de Débitos Fiscais (PPDF).
Ranking de competitividade
Santa Catarina recebeu o reconhecimento por grandes avanços conquistados nos últimos anos. O Estado é o 2º mais competitivo do Brasil, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado a partir da análise de um conjunto de dados de fontes reconhecidas e validado pelo Centro de Liderança Pública, pela Tendências Consultoria e pelo The Economist Group. Segundo essa pesquisa, Santa Catarina é o estado mais seguro, o melhor em sustentabilidade social e o que apresenta menor taxa de mortalidade infantil, menor índice de desemprego e melhor formação para o mercado de trabalho. São indicadores que refletem positivamente ações tanto da gestão pública quanto dos empreendedores privados e do cidadão catarinense. Um estado mais competitivo cria um círculo virtuoso de desenvolvimento: atrai novos investimentos que geram emprego, renda e riquezas, condições básicas para garantir o bem-estar da sociedade.
Santa Catarina, em 2017, foi considerado:
O estado mais seguro do Brasil
O resultado
Nota dos três melhores
O melhor estado do Brasil em sustentabilidade social
O resultado
Nota dos três melhores
Ranking de Competitividade dos Estados
Fonte: Ranking de Competitividade dos Estados 2017. Centro de Lideranças Públicas, Tendências Consultoria e The Economist Group.
Desempenho das principais áreas do governo
Educação
A Secretaria de Estado da Educação adotou em 2017 uma série de medidas pedagógicas para reduzir a evasão e a defasagem dos alunos na rede estadual de ensino. Além disso, aumentou a oferta de vagas, aperfeiçoou a avaliação e a gestão das unidades de ensino e qualificou a alimentação e o transporte escolares. Na área de pessoal, foi realizado concurso público para contratação de 600 novos professores (na educação regular e indígena) e 400 servidores administrativos, além da descompactação do plano de carreira.
Saúde
Em 2017, a Secretaria de Estado da Saúde investiu em manutenção de unidades, compra de veículos e ambulâncias, realização de obras e reformas, além de ter adquirido equipamentos para as unidades que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Também nesse ano, a Vigilância em Saúde realizou campanhas de imunização que permitiram aplicar 2 milhões de doses vacinais em Santa Catarina, além das ações preventivas contra o Aedes aegypti e de doenças sexualmente transmissíveis. Para melhorar o atendimento ao cidadão, está em implantação o novo modelo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Agricultura
Em 2017 houve produtividade recorde de milho e soja, além de bom desempenho nas exportações de produtos agropecuários catarinenses, principalmente carnes. A Secretaria da Agricultura e da Pesca investiu em pesquisa agropecuária e extensão rural, defesa sanitária e fomento agropecuário, o que ajudou a manter o setor agropecuário altamente produtivo e profissionalizado, proporcionando qualidade de vida às famílias.
infraestrutura
Em 2017, obras emblemáticas do Pacto por SC foram concluídas, e outras seguiram em ritmo acelerado. Destacam-se a Via Rápida em Criciúma, o contorno viário de Tubarão, o acesso Norte de Blumenau, a ampliação da Rodovia Brusque-Itajaí, a pavimentação entre Papanduva e Dr. Pedrinho, a duplicação da avenida para o aeroporto de Joinville, a ligação entre Otacílio Costa e a BR-282 e a recuperação da SC-157 entre São Lourenço do Oeste e Chapecó. Também foram assinados convênios para execução de obras de infraestrutura em municípios catarinenses.
Justiça e Cidadania
Santa Catarina é modelo para o País como o estado que mais oferece atividade laboral no sistema prisional. São 6.950 presos trabalhando (38%) e 3.700 estudando (19%). Além do investimento em obras de ampliação e melhorias nas unidades prisionais, o Governo Estadual investe na ampliação e no aperfeiçoamento da estrutura física das unidades prisionais, na qualificação tecnológica (uso de videoaudiências, tornozeleiras eletrônicas e escâneres) e no aprimoramento de servidores, com mais de 9 mil capacitações.
Segurança Pública
A promoção da segurança foi uma das prioridades do Governo do Estado em 2017. O principal marco na área foi a contratação de 1.649 novos profissionais em todas as corporações da segurança pública. Além do reforço no efetivo, Santa Catarina vem investindo também em novos equipamentos e tecnologia para fazer frente à violência. O Governo inaugurou, em 2017, a sede própria da Secretaria de Segurança Pública, o que trouxe uma economia com aluguéis. O uso do premiado aplicativo PMSC Mobile foi estendido para todo o Estado.
Defesa Civil
O projeto de Proteção e Defesa Civil em implantação pelo Estado já é perceptível à população por meio de ações que permitem prever e evitar danos de catástrofes naturais. Destacam-se a sobre-elevação das barragens no Vale do Itajaí, os alertas enviados aos cidadãos por meio de celular e de redes sociais, a ampliação da cobertura meteorológica por radares e a implantação do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd).
Desenvolvimento Econômico Sustentável
Santa Catarina já é nacionalmente reconhecida por sua cultura empreendedora e por seus negócios inovadores. Para consolidar esse ambiente e estender a estratégia de criação de negócios com alto valor agregado, o Governo do Estado tem investido na construção de centros de inovação em todas as regiões catarinenses. Em 2017, o Poder Executivo também deu continuidade a uma série de políticas de apoio ao investidor, tais como os programas Juro Zero, SC+Energia e SC Bem Mais Simples.
Turismo
Santa Catarina vem se consolidando como um dos mais importantes destinos turísticos do Brasil. O Governo do Estado investe em infraestrutura para garantir a satisfação dos visitantes e, consequentemente, o retorno financeiro aos empreendedores turísticos. Em 2017, destacaram-se as seguintes ações: os investimentos na construção do Centro de Eventos de Balneário Camboriú; a conquista da realização da etapa sul-americana da Volvo Ocean Race, a maior regata do mundo, que acontecerá em Itajaí em 2018; e a campanha publicitária “O Sul é Meu Destino”, integrada com os demais estados da região.
Assistência Social
O ano de 2017 teve grande destaque para a política pública de assistência social em Santa Catarina. Foram realizadas novas obras nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), nos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS) e nos centros de acolhimento, beneficiando o atendimento da população catarinense. Santa Catarina promoveu uma Conferência Estadual de Assistência Social, que contou com 750 pessoas, e também se fez presente na Conferência Nacional, garantindo direitos e definindo prioridades.
Brasil: 13,3*
Brasil: 75,8 anos
Brasil: 16,6 p.m.p.*
Brasil: 57,6*
SP: 8,9
SP: 8,2
Brasil: 26,2
RR: 177,7
Brasil: 837,9
Brasil: 7,2%
(1º AO 5º ANO)
(6º AO 9º ANO)
Brasil: 0,761*
Brasil: 0,549*
Brasil: 9,2%
Brasil: 12,7%
Contínua 4º trimestre/2017
Brasil: perda de 20.832 vagas
Brasil: 0,97%
RO: 20,4