Quando você compra produtos catarinenses, leva qualidade para casa e desenvolvimento para nosso Estado.

Comprar produtos catarinenses é sempre a melhor escolha para sua casa e nosso Estado. Comprando produtos daqui, você promove a sustentabilidade e o crescimento de nossas empresas. Isso gera empregos, fortalece a economia e aumenta a arrecadação. E com mais recursos, o governo investe mais em saúde, segurança, educação e no desenvolvimento do Estado. Por isso, quando você compra produtos de Santa Catarina, quem mais ganha é o catarinense.

Por que você deve
comprar produtos
de Santa Catarina?

ECONOMIA CATARINENSE

A economia do Estado se caracteriza pela sua diversificação produtiva e pela dispersão das atividades em seu território. Santa Catarina é referência em empreendedorismo e conta com uma crescente e arrojada rede de inovação e tecnologia. A variedade de clima e relevo e a influência de uma formação cultural variada contribuíram para um modelo de desenvolvimento econômico bastante difuso e diversificado.

PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB)

PIB de Santa Catarina por setor em 2015 e evolução anual do PIB catarinense – Base 2010 (R$ bilhões).
Fonte: IBGE/Contas Regionais e SPG/SC, IBGE, SPG/SC e SEF/Diretoria de Planejamento Orçamentário.

COMÉRCIO EXTERIOR

Evolução dos empregos: taxa de crescimento acumulada em 12 meses.
Base: mesmo mês do ano anterior (%).
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego/CAGED.

29.441

Santa Catarina foi o estado com maior saldo de empregos no País em 2017.

Informações mais detalhadas sobre a geografia, a história, a colonização, o povo, a cultura e os atrativos turísticos do Estado de Santa Catarina podem ser visualizadas no site do Estado (http://www.sc.gov.br).

GESTÃO ADMINISTRATIVA

Santa Catarina foi um dos poucos estados que não aumentaram impostos em meio à crise econômica. Em pesquisa realizada pela Endeavor, entidade de estímulo ao empreendedorismo, o Estado foi reconhecido como o que menos alterou o ICMS nos últimos cinco anos.

Para incrementar a arrecadação e regularizar débitos de ICMS, a Fazenda lançou em 2017 programas que ofereceram descontos sobre multas e juros para os impostos ICMS e ITCMD, o Programa Catarinense de Recuperação Fiscal (PREFIS) e o Programa Catarinense de Parcelamento de Débitos Fiscais (PPDF). De agosto a dezembro, entraram nos cofres do Estado R$ 205 milhões por meio do PREFIS-ICMS e do Programa Catarinense de Parcelamento de Débitos Fiscais (PPDF).

Ranking de competitividade

Santa Catarina recebeu o reconhecimento por grandes avanços conquistados nos últimos anos. O Estado é o 2º mais competitivo do Brasil, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado a partir da análise de um conjunto de dados de fontes reconhecidas e validado pelo Centro de Liderança Pública, pela Tendências Consultoria e pelo The Economist Group. Segundo essa pesquisa, Santa Catarina é o estado mais seguro, o melhor em sustentabilidade social e o que apresenta menor taxa de mortalidade infantil, menor índice de desemprego e melhor formação para o mercado de trabalho. São indicadores que refletem positivamente ações tanto da gestão pública quanto dos empreendedores privados e do cidadão catarinense. Um estado mais competitivo cria um círculo virtuoso de desenvolvimento: atrai novos investimentos que geram emprego, renda e riquezas, condições básicas para garantir o bem-estar da sociedade.

Santa Catarina, em 2017, foi considerado:

O estado mais seguro do Brasil

O resultado

100,00
46,2
Nota de SC
Posição no ranking
Média de todos os estados

Nota dos três melhores

100,00
96,4
91,9
Santa Catarina
São Paulo
Acre

O melhor estado do Brasil em sustentabilidade social

O resultado

100,00
51
Nota de SC
Posição no ranking
Média de todos os estados

Nota dos três melhores

100,00
90,8
88,7
Santa Catarina
São Paulo
Rio Grande do Sul

Ranking de Competitividade dos Estados

Fonte: Ranking de Competitividade dos Estados 2017. Centro de Lideranças Públicas, Tendências Consultoria e The Economist Group.

Desempenho das principais áreas do governo

Educação

A Secretaria de Estado da Educação adotou em 2017 uma série de medidas pedagógicas para reduzir a evasão e a defasagem dos alunos na rede estadual de ensino. Além disso, aumentou a oferta de vagas, aperfeiçoou a avaliação e a gestão das unidades de ensino e qualificou a alimentação e o transporte escolares. Na área de pessoal, foi realizado concurso público para contratação de 600 novos professores (na educação regular e indígena) e 400 servidores administrativos, além da descompactação do plano de carreira.

Saúde

Em 2017, a Secretaria de Estado da Saúde investiu em manutenção de unidades, compra de veículos e ambulâncias, realização de obras e reformas, além de ter adquirido equipamentos para as unidades que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Também nesse ano, a Vigilância em Saúde realizou campanhas de imunização que permitiram aplicar 2 milhões de doses vacinais em Santa Catarina, além das ações preventivas contra o Aedes aegypti e de doenças sexualmente transmissíveis. Para melhorar o atendimento ao cidadão, está em implantação o novo modelo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Agricultura

Em 2017 houve produtividade recorde de milho e soja, além de bom desempenho nas exportações de produtos agropecuários catarinenses, principalmente carnes. A Secretaria da Agricultura e da Pesca investiu em pesquisa agropecuária e extensão rural, defesa sanitária e fomento agropecuário, o que ajudou a manter o setor agropecuário altamente produtivo e profissionalizado, proporcionando qualidade de vida às famílias.

infraestrutura

Em 2017, obras emblemáticas do Pacto por SC foram concluídas, e outras seguiram em ritmo acelerado. Destacam-se a Via Rápida em Criciúma, o contorno viário de Tubarão, o acesso Norte de Blumenau, a ampliação da Rodovia Brusque-Itajaí, a pavimentação entre Papanduva e Dr. Pedrinho, a duplicação da avenida para o aeroporto de Joinville, a ligação entre Otacílio Costa e a BR-282 e a recuperação da SC-157 entre São Lourenço do Oeste e Chapecó. Também foram assinados convênios para execução de obras de infraestrutura em municípios catarinenses.

Justiça e Cidadania

Santa Catarina é modelo para o País como o estado que mais oferece atividade laboral no sistema prisional. São 6.950 presos trabalhando (38%) e 3.700 estudando (19%). Além do investimento em obras de ampliação e melhorias nas unidades prisionais, o Governo Estadual investe na ampliação e no aperfeiçoamento da estrutura física das unidades prisionais, na qualificação tecnológica (uso de videoaudiências, tornozeleiras eletrônicas e escâneres) e no aprimoramento de servidores, com mais de 9 mil capacitações.

Segurança Pública

A promoção da segurança foi uma das prioridades do Governo do Estado em 2017. O principal marco na área foi a contratação de 1.649 novos profissionais em todas as corporações da segurança pública. Além do reforço no efetivo, Santa Catarina vem investindo também em novos equipamentos e tecnologia para fazer frente à violência. O Governo inaugurou, em 2017, a sede própria da Secretaria de Segurança Pública, o que trouxe uma economia com aluguéis. O uso do premiado aplicativo PMSC Mobile foi estendido para todo o Estado.

Defesa Civil

O projeto de Proteção e Defesa Civil em implantação pelo Estado já é perceptível à população por meio de ações que permitem prever e evitar danos de catástrofes naturais. Destacam-se a sobre-elevação das barragens no Vale do Itajaí, os alertas enviados aos cidadãos por meio de celular e de redes sociais, a ampliação da cobertura meteorológica por radares e a implantação do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd).

Desenvolvimento Econômico Sustentável

Santa Catarina já é nacionalmente reconhecida por sua cultura empreendedora e por seus negócios inovadores. Para consolidar esse ambiente e estender a estratégia de criação de negócios com alto valor agregado, o Governo do Estado tem investido na construção de centros de inovação em todas as regiões catarinenses. Em 2017, o Poder Executivo também deu continuidade a uma série de políticas de apoio ao investidor, tais como os programas Juro Zero, SC+Energia e SC Bem Mais Simples.

Turismo

Santa Catarina vem se consolidando como um dos mais importantes destinos turísticos do Brasil. O Governo do Estado investe em infraestrutura para garantir a satisfação dos visitantes e, consequentemente, o retorno financeiro aos empreendedores turísticos. Em 2017, destacaram-se as seguintes ações: os investimentos na construção do Centro de Eventos de Balneário Camboriú; a conquista da realização da etapa sul-americana da Volvo Ocean Race, a maior regata do mundo, que acontecerá em Itajaí em 2018; e a campanha publicitária “O Sul é Meu Destino”, integrada com os demais estados da região.

Assistência Social

O ano de 2017 teve grande destaque para a política pública de assistência social em Santa Catarina. Foram realizadas novas obras nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), nos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS) e nos centros de acolhimento, beneficiando o atendimento da população catarinense. Santa Catarina promoveu uma Conferência Estadual de Assistência Social, que contou com 750 pessoas, e também se fez presente na Conferência Nacional, garantindo direitos e definindo prioridades.

Saúde
MENOR TAXA DE MORTALIDADE NA INFÂNCIA
(menores de 5 anos)
SC: 9,2*
Brasil: 13,3*
*Por 1.000 nascidos vivos.
Fonte: IBGE 2016.
MAIOR EXPECTATIVA DE VIDA
SC: 79,1 anos
Brasil: 75,8 anos
Fonte: IBGE/PNAD 2015.
MELHOR TAXA DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
SC: 40,8 p.m.p.*
Brasil: 16,6 p.m.p.*
*Doadores por milhão da população.
Fonte: ABTO.
MENOR TAXA DE MORTALIDADE MATERNA
SC: 30,9*
Brasil: 57,6*
*Por 100 mil nascidos vivos.
Fonte: SIM (Sistema de Informação de Mortalidade)/2015.
SEGURANÇA
2º MELHOR ÍNDICE DE SEGURANÇA PESSOAL*
SC: 12,1
SP: 8,9
*Óbitos resultantes de agressões (homicídios) em relação à população total.
Fonte: Fórum de Segurança Pública 2015.
2ª MENOR TAXA DE HOMICÍDIOS DOLOSOS*
SC: 12,9
SP: 8,2
Brasil: 26,2
*Por 100 mil habitantes em 2016
Fonte: 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2017.
2ª MENOR TAXA DE ROUBOS*
SC: 279,6
RR: 177,7
Brasil: 837,9
*Por 100 mil habitantes em 2016
Fonte: 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2017.
Educação
TAXA DE ANALFABETISMO*
SC: 2,8%
Brasil: 7,2%
*Pessoas com 15 anos ou mais que não sabem ler e escrever.
Fonte: IBGE/PNAD Contínua 2016.
2º MELHOR ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB)
NO ENSINO FUNDAMENTAL
(1º AO 5º ANO)
Desempenho na avaliação de toda a rede de ensino.
Fonte: INEP 2015.
MELHOR ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB)
NO ENSINO FUNDAMENTAL
(6º AO 9º ANO)
Desempenho na avaliação da rede pública e também em toda a rede de ensino.
Fonte: INEP 2015.
SOCIAL
3º MELHOR ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
RADAR IDH
SC: 0,813*
Brasil: 0,761*
*Faixa “muito alto desenvolvimento humano”.
Fonte: IPEA 2014.
MENOR TAXA DE POPULAÇÃO RESIDENTE EM MORADIAS INADEQUADAS
RADAR IDH
SC: 2,6%
Fonte: IBGE/PNAD 2015.
MENOR DESIGUALDADE DE RENDA
Índice de Gini
SC: 0,429*
Brasil: 0,549*
*1 é o máximo de desigualdade e 0 é o mínimo.
Fonte: IBGE/PNAD Contínua 2016.
MENOR ÍNDICE DE FAMÍLIAS ABAIXO DA LINHA DA POBREZA
SC: 0,7%
Brasil: 9,2%
Fonte: IBGE/PNAD 2015.
Agricultura
2º MAIOR PRODUTOR DE FRANGOS DO PAÍS
Fonte: IBGE 2016.
MAIOR PRODUTOR E EXPORTADOR NACIONAL DE SUÍNOS
Fonte: ABPA 2016.
MAIOR PRODUTOR NACIONAL DE MAÇÃ, CEBOLA, OSTRAS, VIEIRAS E MEXILHÕES
Fonte: IBGE 2016.
ZONA LIVRE DE FEBRE AFTOSA SEM VACINAÇÃO
Único estado desde 2007.
Fonte: Organização Mundial de Saúde Animal.
MEL CATARINENSE CONQUISTA TÍTULO DE MELHOR DO MUNDO PELA 5ª VEZ
SANTA CATARINA PRODUZ A BANANA MAIS DOCE DO BRASIL
TECNOLOGIA
SANTA CATARINA TEM A MAIOR PROPORÇÃO DE STARTUPS DO PAÍS
Emprego
MELHOR ÍNDICE DE FORMALIZAÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO
SC: 76%*
*Proporção de empregados de 10 anos ou mais de idade com carteira de trabalho assinada em relação ao total de ocupados.
Fonte: IBGE/PNAD 2015.
MENOR ÍNDICE DE DESEMPREGO
SC: 6,3%
Brasil: 12,7%
Fonte: IBGE/PNAD.
Contínua 4º trimestre/2017
ESTADO COM MAIOR SALDO DE EMPREGOS
SC: ganho de 29.441 vagas
Brasil: perda de 20.832 vagas
Fonte: CAGED 2017.
MELHOR ÍNDICE DE INSERÇÃO DE JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO
SC: 85,7%*
*Proporção dos jovens que estudam ou trabalham.
Fonte: IBGE 2015.
MAIOR AVANÇO DA ATIVIDADE ECONÔMICA
SC: 4,3%
Brasil: 0,97%
Fonte: Banco Central do Brasil/IBC-BR - janeiro a novembro de 2017
INFRAESTRUTURA
2ª MELHOR TAXA DE MOBILIDADE URBANA*
SC: 22,8
RO: 20,4
*Tempo gasto no trajeto entre casa e trabalho (minutos)
Fonte: IBGE/PNAD 2015
TURISMO
MELHOR ESTADO PARA VIAJAR NO BRASIL POR 10 VEZES
Fonte: 17º Prêmio Revista Viagem e Turismo

Campanha para Download